segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Jack o’ lanterns

Um dos elementos mais conhecidos das celebrações norte-americanas do Hallowe'en são as “jack o’ lanterns”, as lanternas feitas de abóboras esculpidas.


A tradição tem origem celta e está associada à lenda de Stingy Jack. Então diz a lenda que um dia Jack convidou o diabo para beber e, fiel à sua alcunha, Stingy Jack (“Jack Avarento”), não quis pagar as bebidas e convenceu, então, o diabo em transformar-se numa moeda, que usaria para pagar a conta. Jack guardou a moeda no bolso juntamente com uma cruz de prata, que impedia o diabo de voltar à forma original. Disse-lhe então que só o libertaria se prometesse que não o incomodaria durante um ano e que quando morresse não reclamaria a sua alma.
No ano seguinte, Jack voltou a enganar o diabo, pedindo-lhe que subisse a uma árvore e que lhe colhesse uma peça de fruta. Sem que ele reparasse, Jack gravou uma cruz no tronco da árvore, impedindo-o de descer dos ramos. O homem fê-lo então prometer que o deixaria em paz por mais dez anos.



Quando Jack morreu, Deus não permitiu que entrasse no Céu, mas o diabo também não o podia receber. Jack foi então condenado a vaguear pela noite apenas com um punhado de carvão para o iluminar, que colocou dentro de um nabo esculpido. Jack of the Lantern ou Jack o’ Latern (“Jack da Lanterna”), tem vagueado pela terra desde então.
Inspirados por esta lenda, os irlandeses esculpiam caras em nabos, beterrabas e batatas para afastar Jack e outros espíritos. As abóboras, originárias da América do Norte, só começaram a ser esculpidas mais tarde, quando esta tradição foi levada para os Estados Unidos.


Vamos então encher as nossas casas de abóboras para afastar todas as alminhas penadas ;)

Bom Hallowe'en

M.M.

P.S.: Obrigada A.J. pelas fotos das tuas abóboras 

Sem comentários:

Enviar um comentário