O mês de Fevereiro trouxe o manto branco ao distrito de Viseu... e, a Serra do Caramulo não foi excepção. Neve, muita neve... flocos brancos e fofinhos iniciaram a queda ao inicio da tarde de ontem e não deram descanso até alterarem o tom normal da serra. Com eles veio o "frio de rachar" como tão bem se caracteriza na gíria portuguesa e que eu dispensava, aqui para nós!
Claro que na Serra do Caramulo não é incomum nevar... todos os anos os flocos de neve dão o ar da sua graça e aparecem para cumprimentar os serranos. Anormal é ser da forma que foi.. e que está a ser! A última vez que me lembro de nevar com esta dimensão remonta o inverno 2009-2010, em que a serra se cobriu 9 ou 10 vezes de branco...
Então qual é a diferença, desta vez?
A expansão geográfica e a quantidade de neve... há muitos anos que não me lembro de ver todas as encostas da montanha cobertas de neve uma vez que, normalmente atinge os locais mais altos e pouco mais!
Quantidade de neve e intensidade assim, só me lembro em pequena... com uns 5 ou 6 anos, por isso, como podem ver, está a ser um fenómeno anormal até para um serra habituada ao manto branco.
Embora não seja grande fã de neve (é fria, traz frio, corta as estradas e, por vezes, a luz e o telefone, além de que normalmente cria gelo na estrada e faz com que seja difícil efetuar um movimentação a pé ou de carro com segurança) tenho de admitir que a paisagem fica lindíssima, por isso, vou partilhar convosco algumas imagens, embora já tenha partilhado no instagram!
Impressionante, não!? :) Não hesitem... e façam uma visita!!! :)
M. M.