domingo, 22 de janeiro de 2012

Castelo de Abrantes...


sobre uma coluna, com vista para as águas do Tejo encontra-se o Castelo de Abrantes ou Fortaleza de Abrantes como muitos denominam. Esta fortaleza teve um importante papel na defesa da linha do Tejo, na altura de D. Afonso Henriques, no entanto a sua construção, posteriormente melhorada é pré-histórica.
No século XVIII as instalações foram adaptadas como quartel e, posteriormente, no século XIX chegou a ser ocupado pelas tropas napoleónicas.  
A importância desta fortaleza é reflectida na torre de Menagem, onde se avista uma rara panorâmica de 360º sobre o rio Tejo, o Ribatejo, o Alentejo e a Beira Baixa. Realmente a vista é soberba, transmitindo uma sensação de plenitude e liberdade.
Ainda no interior do recinto amuralhado ergue-se a Igreja de Santa Maria do Castelo de estilo gótico, convertida, hoje em dia, em museu histórico, onde se podem observar colecções de escultura romana e escultura tumular do século XV e século XVI.

Num passeio junto às ruas da fortaleza, encontramos um antigo bloco de azulejo onde era afixados os cartazes, pormenor, que embora não completo, ainda se conserva (uma parte) até aos dias de hoje.
Vale a pena visitar a Fortaleza, pela sua imponência e pela paisagem maravilhosa que tem que, sem sobra de dúvida foi o que me marcou mais, na minha passagem por este recanto tuga.



Visitem e partilhem a vossa experiência!!!


M. M.

2 comentários:

  1. Infelizmente quando passei por Abrantes, há uns anos atrás, o castelo estava fechado! E agora estou ainda mais curiosa e com vontade de visitar novamente essa bela terra :)

    ResponderEliminar
  2. Fazes muito bem Joana! Ainda bem que os Recantos Tugas te aguçaram a curiosidade :D

    ResponderEliminar