quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Olá Tuguianos...


tenho um pin para vos apresentar. :D Penso que, como para qualquer português, a bandeira nacional é muito significativa e importante. Afinal, muitos portugueses choram quando ouvem o hino e vêem a bandeira a subir, no entanto, a maior parte é só pela emoção evocada no momento. Afinal, não querendo "criticar-nos", mas depois de assistir um belo programa de cultura geral que dá na televisão portuguesa, achei que não custa nada relembrar o simbolismo expresso na nossa bandeira.
Assim, o vermelho, que constitui 3/5 da bandeira, simboliza a coragem e o sangue derramado dos portugueses mortos em combate e o verde que constitui 2/5 da bandeira, simboliza a esperança.
A esfera armilar foi um importante instrumento astronómico e de navegação para os marinheiros portugueses que se aventuraram em mares desconhecidos, durante a Era dos Descobrimentos. Na bandeira representa assim, o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio.
O escudo português assenta sobre a esfera armilar e é o principal símbolo português, bem como um dos mais antigos. Dentro de uma borda branca, cinco quinas (pequenos escudos azuis), que simbolizam os 5 reis mouros (de Sevilha, Badajoz, Elvas, Évora e Beja) derrotados por D. Afonso Henriques na batalha de Ourique, os pontos brancos dentro de cada quina representa as 5 chagas de cristo.
Os 7 castelos são tradicionalmente considerados um símbolo das vitórias portuguesas sobre os seus inimigos mouros, durante o reinado de D. Afonso III. 


até já,

M. M.

Sem comentários:

Enviar um comentário